STAYCATION: turismo na própria cidade
Pensar no turismo pós pandemia, sem ou com vacina, tem sido uma tarefa difícil para todos e mesmo com a reabertura das cidades brasileiras as dúvidas e o medo continuam. No Brasil um novo conceito começa a tomar força, o staycation.
O conceito ficou popular nos Estados Unidos durante a crise financeira de 2007 quando a recessão econômica fez com que os americanos cancelassem seus planos de viagem e aproveitassem para conhecer suas cidades e atrações locais.
A palavra staycation formada pela junção das palavras em inglês STAY (ficar) + VACATION (férias) significa férias em casa, ou seja, passar férias na sua própria cidade. Aqui no Brasil este significado é mais amplo, inclui também passeios de 1 dia a cidades próximas e não precisam ser necessariamente em período de férias.
Quando pensamos em férias imaginamos viagens longas em lugares distantes que demandam tempo e dinheiro, esquecemos de aproveitar as oportunidades da nossa cidade ou de cidades próximas onde podemos fazer um bate e volta com menor custo e mais facilidade. O importante deste novo conceito é descobrir o que cada cidade tem para oferecer, tenho certeza de que existem locais interessantíssimos que você nunca ouviu falar.
Neste momento, o staycation pode ajudar no desenvolvimento da economia das cidades e do setor turístico. Mesmo sem se hospedar você pode, por exemplo, adquirir um day use (usufruir das dependências de um hotel, pousada, camping, durante o dia) e utilizar diferentes serviços como restaurantes, mercados, transporte, etc.
Aqui no estado Rio de Janeiro temos muitas opções de atrativos culturais e naturais como trilhas, praias, cachoeiras, museus, parques, restaurantes, cafés, bares e outros que podem compor diversos roteiros tanto na capital como em bairros e cidades próximas.
Veja nosso roteiro Ilha de Paquetá: passeio de 1 dia - como chegar, onde comer, o que fazer que é uma ótima sugestão.