Penedo: a pequena Finlândia
Localizada no sul do estado do Rio de Janeiro, próximo as divisas com os estados de Minas Gerais e São Paulo, Penedo é um distrito de Itatiaia cercado por muito verde e clima agradável.
Colonizada por imigrantes finlandeses a partir de 1929, a cidade tem ainda hoje fortes características dessa cultura, principalmente em sua arquitetura e culinária.
Destino ideal para casais e famílias que desejam um local para descansar, ou para jovens que desejam realizar atividades de ecoturismo e aproveitar a noite em bares com cervejas artesanais e música ao vivo.
Como chegar
O trajeto a partir da cidade do Rio de Janeiro é de aproximadamente 3 horas com 178 km, o acesso a Penedo é feito pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116). Vá até a saída 311 onde deverá acessar a RJ-163, entre Resende e Itatiaia, e então sair com destino a Penedo e Visconde de Mauá. Logo verá o portal da cidade que funciona também como posto de Informações Turísticas.
Quando ir
Penedo é destino para todas as estações do ano. Se deseja aproveitar as cachoeiras e realizar passeios ao ar livre escolha o verão com altas temperaturas porque a água das cachoeiras é bem gelada, você vai precisar de sol para não congelar! Agora se deseja aproveitar o frio tomando um vinho em frente a lareira e/ou um rodízio de fondue, escolha os meses de inverno e conte com temperaturas bem baixas.
Outra época bem legal de visitar a cidade é o Natal quando a cidade fica decorada e recebe a visita do Papai Noel. As crianças se divertem visitam a casa do bom velhinho.
Um final de semana é suficiente para conhecer a cidade e ainda fazer um passeio as cachoeiras.
Onde comer
Não vão faltar boas opções, o turismo gastronômico é um ponto alto em Penedo. Você encontra opções para todos os gostos e bolsos, vamos listar aqui algumas indicações do que provamos por lá.
Rei das trutas: Esse restaurante é um dos mais, se não o mais tradicional, de Penedo. Fundado em 1985, o cardápio é diversificado, mas o carro chef é a truta. Você pode escolher entre a truta fresca ou defumada, os pratos são para 1 pessoa, sempre acompanhados de batata e muito bem servidos. O local possui estacionamento próprio que é um grande diferencial por estar localizado em um ponto bem movimento da cidade. Nos finais de semana e feriados com toda certeza você encontrará uma fila de espera, mas o processo é bem organizado e rápido então vale a pena esperar.
Av. das Mangueiras, 69 – Penedo, Itatiaia – RJ
Koskenkorva Penedo: Servindo pratos da culinária finlandesa e escandinava, para mim o koskenkorva é o restaurante que mais representa Penedo. Com objetivo de ajudar os clientes na escolha dos pratos, o cardápio é rico em fotos e explicações, além claro da simpatia e disponibilidade das atendentes em ajudar na escolha e pronuncias dos nomes que são bem diferentes do nosso vocabulário.
Os principais pratos são a base de carne de porco como o joelho, pernil e costelinha mas o cardápio tem outras opções para quem não come esse tipo de carne. Nossa escolha para entrada foi o tradicional bolinho de carne chamado “Lihapullat” que acompanha salada verde, salada de batata e molho de mostarda e mago chutney. Para o prato principal escolhemos a roda de pernil “Sian Regas” que também vem acompanhada de salada de batata, arroz de kosk, pão de centeio, mango chutney e mostarda. Ambos estavam saborosíssimos e bem servidos, além de ter um custo bem justo. O ambiente é muito agradável apesar de ser um ambiente pequeno e com poucas mesas.
Av. das Mangueiras, 1746 – Penedo, Itatiaia – RJ
Fuê Gelateria: Localizada dentro do Shopping Pequena Finlândia, a gelateria funciona a partir de 13h. A loja não é grande por isso a melhor opção é comprar e degustar seu gelato andando pelo shopping. O valor é um pouco alto, mas vale a pena pela qualidade do produto!
Rua das Velas, 100
Dica extra: nas lojinhas do Shopping dos Duendes existe uma pasta de truta defumada que é uma delícia! Apesar do preço ser padronizado, dê uma olhada em todas as lojas porque as vezes tem uma promoção de leve 6, pague 5 😉
Onde ficar
É verdade que dá para conhecer Penedo em 1 dia, mas já pensou em desacelerar e aproveitar pelo menos 1 final de semana por lá?
Em nossa última visita a cidade conhecemos o Hotel da Cachoeira que possui um ambiente super agradável em meio a natureza e ótima infraestrutura de lazer com mesas de jogos, 2 piscinas sendo uma delas aquecida, sauna e acesso a cachoeira.
Outro ponto forte dessa hospedagem é o café da manhã com variedade e qualidade dos alimentos e bebidas, além de um ambiente super agradável com varanda e música ao vivo, como foi no dia que estivemos por lá!
Escolhemos o quarto jardim com banheira, o espaço é bem amplo e agradável. Tem também lareira, tv, frigobar, varanda e rede.
O que fazer
From Penedo
A From Penedo é uma ótima opção de passeio com criança ao ar livre. Localizado bem pertinho do centro da cidade, além dos passeios a cavalo e jipe com roteiro mais longos as cachoeiras, tem também uma mini fazendinha.
A visita é acompanhada por monitores que disponibilizam comidinhas para interação das crianças com os animais como cabra, pato, vaca, coelho e porquinho da índia. No espaço também tem lago, casa na árvore e diversos brinquedos como tirolesa, balanços, escorrega e piscina inflável. O espaço é pequeno, mas muito bem cuidado e planejado.
Museu Eva Hilden
Foi criado por Eva Hilden, que decidiu abrir as portas de sua casa para contar a história da colonização finlandesa de Penedo através de fotos, objetos, artesanato, trajes, etc. Atualmente o Museu funciona na sede do Clube Finlandês, somente aos finais de semana (sábado e domingo) e a entrada é cobrada, mas não me recordo o valor exato, aproximadamente R$ 10,00 por pessoa, e aceitam cartão de débito e crédito.
Pequena Finlândia
O shopping a céu a aberto com tema natalino e Casa do Papai Noel é a principal atração da cidade. As casinhas coloridas, que são lojas, a decoração e o lago proporcionam um clima agradável e fotogênico. Vale a pena passear por lá!
Serrinha do Alambari
Se você gosta de cachoeira com água cristalina e bem gelada essa é uma ótima opção de passeio. Localizada no caminhão entre Penedo e Visconde de Mauá, aproximadamente 12 km de Penedo, o acesso a Serrinha tem pedaços com estrada de terra e paralelepípedo então se chover está não é uma boa opção de passeio, ainda mais se o seu carro não for 4×4. Você pode acessar o Poço das Esmeraldas e outras quedas através do Camping Clube do Brasil ou seguir para o Poço do Céu e Poço dos Dinossauros que ficam localizados dentro de uma propriedade privada. Em ambos a entrada é paga, em torno de R$ 30,00 – 40,00 a diária.
Desta vez não fizemos este passeio porque estava muito frio, mas já conhecemos e vale super a pena!
Gastronomia
O ponto forte de Penedo é a gastronomia, então inclua em seu roteiro um tempo para conhecer os restaurantes e as fábricas de chocolate. Aproveite!
Mande um WhatsApp!